Documentos necessários para reclamar no Procon.

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VISANDO AUXILIAR OS CONSUMIDORES QUE BUSCAM POR ATENDIMENTO NESTE ÓRGÃO, O PROCON MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE, ORIENTA SOBRE A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA QUE O CONSUMIDOR DEVE APRESENTAR, NA HORA DE RECLAMAR:

 

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA QUALQUER RECLAMAÇÃO:

- Documento de identificação com foto (RG, CNH, outros).

- CPF.

- Comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).

- Procuração e cópia dos documentos acima, nos casos em que o titular não possa comparecer.

 

- RECLAMAÇÕES DE PRODUTOS.

- Nota fiscal, cupom ou declaração de compra na qual deve constar todos os dados do produto e valor.

- Termo de garantia.

- Ordem de serviço / orçamento da assistência técnica.

- Comprovante de postagem no caso de ter enviado o produto para assistência técnica pelos Correios.

- Comprovante de dados bancários, no caso de solicitação de devolução do valor do produto.

 

- RECLAMAÇÕES DE SERVIÇOS DIVERSOS.

- Nota fiscal, orçamento ou contrato.

- Recibo de pagamento.

 

-RECLAMAÇÕES DE SERVIÇOS ESSENCIAIS (ÁGUA/ ENERGIA/TELEFONIA/INTERNET/TRANSPORTE/FUNERÁRIA).

- Contrato, boleto de pagamento, faturas, protocolos de reclamações já registradas com o fornecedor do serviço.

- Fatura a ser reclamada, fatura dos últimos 03 meses anteriores e posteriores à reclamação, se houver.

- Contrato de locação (no caso de imóvel alugado e que o consumidor não seja o titular da unidade consumidora ou RGI).

- Bilhete de passagem.

- Demais documentos que estiverem relacionados ao problema.

 

- RECLAMAÇÕES DE SERVIÇOS FINANCEIROS (CARTÕES DE CRÉDITO/ CONTA BANCÁRIA/ SEGUROS, ETC).

- Faturas, extratos, contratos, apólices, recibos de pagamento, comunicado de sinistro, protocolos de reclamações já registradas com o fornecedor.

 

- RECLAMAÇÕES DE HABITAÇÃO (IMOBILIÁRIA/ LOTEAMENTO, ETC).

- Contratos, recibos de pagamento.

 

- RECLAMAÇÕES DE SAÚDE (PLANO DE SAÚDE, CONVÊNIO MÉDICO OU ODONTOLÓGICO, ETC).

- Contrato, recibos de pagamento, carteirinha de convênio.

 

IMPORTANTE ESCLARECER AINDA QUE, OS DOCUMENTOS CITADOS, SE APRESENTADOS NO ATO DO ATENDIMENTO, FACILITARÃO A ORIENTAÇÃO E REGISTRO DA RECLAMAÇÃO, DE FORMA MAIS EFICIENTE. TODAVIA, PODERÃO SER SOLICITADOS DOCUMENTOS ADICIONAIS DE ACORDO COM PARTICULARIDADE DE CADA CASO.

 

No caso de dúvidas ligue: (18) 3221-2710 – PROCON Municipal de Presidente Prudente.

Presidente Prudente, 08/05/2017

Fonte: PROCON Municipal de Presidente Prudente.