Hyundai comunica Recall veículos HB20

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A Hyundai convocou na sexta-feira (30/12), os proprietários dos veículos HB20, equipados com motor 1.6 e transmissão automática de quatro marchas, de chassis não sequenciais 9BHBH51DBDP010003 a 9BHBH41DBFP533864, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca, o reparo gratuito do indicador de marchas do console central.

  MARCA/MODELO/ANO     PERÍODO DE FABRICAÇÃO     O CHASSIS (8 últimos dígitos)  
Linha HB20 1.6 2013 a 2015 16/8/2012 e 31/10/2015 DP010003 a FP533864

No comunicado, a empresa informa ter constatado que o derramamento acidental de bebidas no porta-copos pode ocasionar infiltração de líquido no interior do console central, onde se localizam o circuito elétrico de iluminação do indicador de marchas do console central o que pode provocar curto-circuito no momento em que as luzes do farol são acesas e o indicador é automaticamente iluminado. Um curto-circuito gera superaquecimento, podendo evoluir para incêndio e acarretar danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros.
A Hyundai apresenta como solução a aplicação de vedação adicional no indicador das marchas do console central do câmbio automático dos veículos e substituição das peças se houver sinais de curto-circuito. Para mais informações, disponibiliza o telefone 0800 770 3355, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e o site www.hyundai.com.br
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresadeverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre osriscos para o consumidor.
O que diz a lei O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveriasaber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicaro fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediar
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá serconservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não forreparado
/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro eLicenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais,eventualmente sofridos.
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil:http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Presidente Prudente, 02/01/2017

Fonte: Fundação Procon-SP - Assessoria de Comunicação