Levantamento realizado no Procon Municipal de Presidente Prudente aponta 6.278 registros de atendimentos realizados.

- No ano de 2022 o PROCON MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE registrou 6.278 atendimentos. O maior número de reclamações foi na Área Financeira, com os principais problemas o Crédito Consignado e Cobrança Indevida. Em segundo lugar ficou a Área de Produtos, com o ramo de Vestuário, com os problemas demora ou não entrega e vício no produto. E em terceiro lugar encontra-se a Área de Serviços Essenciais, o ramo de telefonia Celular, com o principal problema Cobrança indevida e abusiva. - O PROCON é órgão destinado à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores. Cumpre orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo. - Orientamos o consumidor que ao constatar desconto no benefício referente a empréstimo que não contratou, além de reclamar no Procon, deve questionar a instituição financeira que está realizando os descontos e tentar contato com a ouvidoria do INSS. - Estar atento às ligações que oferecem crédito e não informar dados pessoais, nem bancários. Não entregar cartão de banco/benefício ou qualquer documento para desconhecidos ou terceiros. - O banco deve fornecer informações prévias e adequadas sobre o valor total financiado com e sem juros; taxa mensal e anual de juros; acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários e o valor, quantidade e periodicidade das prestações. Todos estes dados devem constar do contrato, com a identificação e assinatura das partes. Uma via deste documento deve sempre ser entregue ao consumidor.